20 fatos sobre o rei da Suécia

Faz um tempão que eu contei aqui no blog que dia 30 de abril a Suécia celebra a chegada da primavera com muitas fogueiras, o tal do Valborgsmässoafton. Se você ainda não sabe do que se trata, eu super recomendo a leitura, tá?

E nesse mesmo texto eu compartilhei uma bisbilhotice extra, que nessa data o rei da Suécia faz aniversário. Não que isso vá fazer alguma diferença na minha ou na sua vida, né? Porém, para não deixar passar essa data em branco eu levantei alguns fatos sobre essa figura tão marcante nessa terra de gigantes que é a Suécia.

Então, para quem adora saber coisas sobre realeza, independente do país, tá aqui os 20 fatos sobre o monarca.

O rei

1. Ele se chama Carl Gustaf Folke Hubertus, mas em todo e qualquer lugar é mencionado como Rei Carl XVI Gustaf.

2. Ele se tornou rei quando tinha apenas 27 aninhos.

3. Nasceu no dia 30 de abril de 1946, portanto, hoje ele comemora 75 primaveras nórdicas.

4. Seu pai morreu em um acidente de avião quando ele tinha apenas 1 ano de vida.

Sua educação

5. Ele terminou o ensino médio em 1966. Olha a carinha de maroto dele!

6. Depois de terminar os estudos ele recebeu treinamento no serviço militar, especialmente na frota, para defender o país com diferentes navios. Tanto, que ele foi um oficial naval.

7. Depois disso, ele estudou a sociedade sueca. Visitou agências estatais, fábricas e escolas. Aprendeu sobre os tribunais, o parlamento, o governo e o Ministério de Relações Exteriores.

8. Ele estudou também como era o trabalho em outros países. Tanto que passou um tempo em uma missão da ONU.

Sua família

9. Durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, sabe quem ele conheceu? A queridinha da Rainha Silvia. Ela estava trabalhando como intérprete dele nos jogos. Eles ficaram noivos no Palácio Real em 1976 e se casaram no mesmo ano na Storkyrkan. E tem mais, o grupo ABBA cantou a música “Dancing Queen” pela primeira vez como um tributo para a rainha.  

10. Eles têm três filhos, Victoria, o gato do Carl Philip e Madeleine. Mas quem é a cereja do bolo é a princesa Victoria, que um dia será a rainha da Suécia, já que ela é a mais velha dos irmãos.

11. O Rei e a Rainha moraram primeiro no Palácio Real por uns 4 anos, mas depois resolveram se mudar para o Drottningholm Palace, que inclusive eu já visitei e já te contei tudinho sobre esse passeio, hein?

Interesses do rei

12. Ele curte a natureza e o meio ambiente e para não fazer feio tem grande conhecimento sobre o assunto.

13. Ele é presidente do WWF (The World Wide Fund for Nature) na Suécia, dedicado a natureza e aos animais.

14. O rei sempre foi interessado por escoteiros. Ele mesmo já foi um.

15. Ele também tem interesse por carros e ferramentas. Quando ele fez cinco anos, ganhou um carrinho com pedal, tipo um velotrol das antigas, uma colher de pedreiro, tijolos e ferramentas.

16. Ele costuma frequentar o “Swedish Royal Rally” na ilha de Öland. E sabe o que ele dirige? Nada mais que um Volvo PV 60 velho.

17. O cara é fera no esqui. Tanto que ele tem frequentado o Vasaloppet, que é a maratona de esqui mais antiga, longa e maior do mundo.

18. No verão ele costuma dirigir seus barcos (reparem que está no plural, tá?), além de trabalhar no jardim no Palácio Solliden na ilha de Öland.

19. O rei também é interessado em arte, música e comida. Ele tem mostrado sua coleção de arte e organizado concertos no Palácio Real sempre que pode – não em época de pandemia, né?

20. Todos os anos ele costuma caçar.

Motivo de chacota

A internet tá abarrotada de memes com o rei da Suécia. Isso sem dizer que ele é bem conhecido por cometer gafes. Fico até com dó, tadinho, mas gosto dele!

E uma das principais gafes que ele cometeu foi em 1985:   

  • Um discurso no 550º aniversário do primeiro Parlamento sueco em Arboga. Correu tudo bem! Até que ele se esqueceu de onde estava.

Bom, como você pode ver é uma vida muito dura ser rei, não?

Grattis på födelsedagen killen! Ou num bom e sonoro português “Feliz aniversário cara!”

Vi ses… hej då! 😉

2 pensamentos

Faça a teimosa feliz. Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.